O FILE ARCHIVE é uma iniciativa realizada pela organização cultural independente sem fins lucrativos FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – e visa à disponibilização e ao compartilhamento de seu acervo, que reúne 22 anos de realizações, de forma acessível e gratuita em ambiente online.

Desde o surgimento das vanguardas da arte eletrônica no Brasil até a ascensão da interatividade nos espaços expositivos, o Festival se fez presente no cenário latino-americano como uma plataforma cultural de visibilidade internacional que promove as manifestações estéticas, culturais e científicas produzidas no campo da arte na era digital. 

Ao longo de sua história, o FILE constituiu um acervo único em seu gênero, tendo realizado 49 exposições e exibido mais de 8.000 obras nacionais e internacionais. O Festival também visitou 6 estados brasileiros e exibiu artistas de 48 países. 

Este acervo interconectado e em constante expansão é agora disponibilizado por meio do software livre TAINACAN, desenvolvido em universidades brasileiras, e inclui arquivos bilíngues em diferentes formatos, como publicações digitalizadas, biografias, sinopses, registros fotográficos de exposições e obras, bem como informações sobre simpósios, workshops, performances artísticas e premiações do festival, para serem compartilhadas com os diferentes públicos que compõem a sua audiência.

Este projeto é também a continuidade dos encontros FILEALIVE / ARQUIVOVIVO, que reuniram em prol da arte digital algumas das principais instituições voltadas para a preservação e disseminação do conhecimento artístico produzido no tempo presente, e é apoiado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LAB, com a finalidade de fomentar a “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”, suporte fundamental para a atividade desta iniciativa.

Acesse as coleções do FILE ARCHIVE

Quer se inscrever na nossa Newsletter?