NOVA BIENAL RIO 2023
Nome
NOVA BIENAL RIO 2023
Título
DE ARTE E TECNOLOGIA
Ano (s) / Edição (ões)
2023
Descrição
NOVA Bienal Rio de Arte e Tecnologia: Explorando a Nova Estética e a Supercriatividade
Bem-vindos a primeira edição da NOVA Bienal Rio de Arte e Tecnologia, um evento transformador que emerge da rica trajetória de 23 anos do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Apresentamos com entusiasmo obras de 66 artistas, coletivos e estúdios de 30 países, todos desbravando as fronteiras da arte e da tecnologia. Nosso propósito é convidar o público a mergulhar na diversidade do universo estético, explorando obras de realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, game art e vídeos. Estas obras são portas para vivenciar a Nova Estética e a Supercriatividade.
A NOVA Bienal Rio é um evento autônomo e independente, que transcende o âmbito de uma exposição internacional convencional; ela é um chamado à inovação e à imaginação. Sob o tema “Nova Estética e Supercriatividade”, convidamos você a uma jornada pelo mundo da arte impulsionado pela tecnologia. Recebida pela cidade do Rio de Janeiro, ela se instala tanto no emblemático Museu do Amanhã quanto na Praça Mauá, redesenhando a interação do público com a arte.
Ao adentrar a NOVA Bienal, você será convidado a explorar manifestações estéticas únicas, olhando para o futuro através das lentes digitais e tecnológicas. Abrimos janelas para reflexão, diversão e apreciação estética, proporcionando acesso a criações de vanguarda que estimulam uma compreensão crítica e criativa da estética digital e tecnológica. Num mundo em constante mutação, esta exposição é um catalisador para moldar um futuro vibrante e criativo.
A escolha do Museu do Amanhã como sede não é aleatória; é uma escolha estratégica. Conhecido por sua visão futurista, o museu proporciona o ambiente ideal para explorar a Nova Estética e a Supercriatividade. Juntos, compartilhamos a missão de moldar o amanhã através da inovação e transformação catalisadas pela criatividade.
A NOVA Bienal Rio oferece ao público a oportunidade única de vivenciar projetos artísticos que ultrapassam as barreiras estéticas com o auxílio das novas tecnologias. Aqui, a interatividade, a reflexão e a responsabilidade no uso das ferramentas digitais e tecnológicas geram um pensamento crítico, uma estética digital.
Em mais de duas décadas, o FILE tem acompanhado a evolução da arte e tecnologia, expandindo horizontes e questionando paradigmas. A NOVA Bienal Rio surge como um passo adiante nessa jornada, uma oportunidade única para expressar nosso tempo, onde a tecnologia redefine as narrativas artísticas.
A NOVA Bienal Rio se configura como uma rede cultural, onde disciplinas como arquitetura, música e literatura se entrelaçam com as tecnologias emergentes, gerando a Nova Estética. Esta abordagem colaborativa molda o futuro com conhecimento e criatividade.
Seja bem-vindo à jornada rumo à expressão artística e tecnológica da NOVA Bienal Rio de Arte e Tecnologia.
Shell
Ao longo de seus 110 anos no Brasil, a Shell tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento do potencial energético do país e para a sociedade brasileira. Valorizar indivíduos e empoderar vidas são compromissos da empresa para um futuro melhor, afinal, a verdadeira riqueza da sociedade reside nas pessoas e nas histórias que carregam.
Incentivo à cultura, diversidade e inclusão são pilares da Shell e, neste ano, ocupamos o segundo lugar no ranking das maiores patrocinadoras de cultura do país por meio de verba incentivada, investindo cerca de R$70 milhões em mais de 30 projetos socioculturais em todo território.
Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da sociedade e, por isso, temos a honra de patrocinar o NOVA Bienal Rio de Arte e Tecnologia, que está em sintonia com nossa estratégia de impulsionar vidas. A temática inovadora e focada em tecnologia nas artes ressoa nossa visão de incentivar o desenvolvimento humano e inspirar criatividade e inovação.
Acreditamos que a arte tem o poder de inspirar e unir pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade, para um mundo mais sustentável e inclusivo. Ficamos realizados em apoiar esse evento, que estimula a reflexão, promove a troca de conhecimento e oferece experiências únicas aos visitantes. Por meio desta parceria, esperamos fortalecer ainda mais os laços entre arte, tecnologia e sociedade, contribuindo para um futuro culturalmente rico e inspirador.
NOVA BIENAL RIO de arte e tecnologia
Quando pensamos na Arte recente, no sentido estrito, pensamos necessariamente no conceito de Novo como motor das artes, sem o qual elas seriam meramente normatizadas ou puramente mercadológicas.
As Artes e a Cultura em geral, aplicam esse critério, pois no caso contrário elas seriam, no transcorrer do tempo, estagnadas e repetitivas. Por outro lado, quando pensamos em Tecnologia, pensamos na implicação do conceito de Inovação que produz disrupturas econômicas e novos comportamentos sociais.
Por ‘novo artístico’ se entende o produto da criação poética através da intuição e da imaginação humanas contextualizadas no saber histórico das artes. Por ‘inovação tecnológica’, derivada da invenção científica, baseia-se no conhecimento das redes, dos algoritmos e das linguagens de máquinas e atualmente no machine learning e nas inteligências artificiais.
Quando refletimos sobre o conceito de ‘Arte e Tecnologia’, notamos que mais do que uma junção entre essas duas coisas, ocorre uma fusão entre o novo e a inovação, e dessa maneira surge uma outra forma de conceito, o qual chamamos de NOVA = novo artístico + fusão + inovação tecnológica.
Por NOVA, se entende portanto não o motor que produziria obras num tempo progressivo teleológico, mas a FUSÃO de conceitos: fusão estocástica entre intuição e máquina, entre criatividade e inteligência. A fusão ocorre não por meras palavras-valises, mas pelo ‘savoir-faire’ intuitivo de artistas e programadores na incessante aparição de NOVAS ESTÉTICAS e de SUPERCRIATIVIDADES.
NOVA BIENAL RIO é, portanto, um evento que se propõe ser uma exposição bienal internacional de arte e tecnologia sediada no Museu do Amanhã, para a cidade do Rio de Janeiro. Sua primeira edição tem como tema a NOVA ESTÉTICA e a SUPERCRIATIVIDADE. Ela propicia aos visitantes conhecer projetos artísticos que trabalham num espectro diverso de aplicabilidade estética tais como instalações interativas, robótica, vídeos, realidades virtuais e aumentadas, animações, jogos, juntamente com a inteligência artificial, entre outras ferramentas tecnológicas em seus processos criativos.
A escolha do Museu do Amanhã como local para a exposição é significativa. O Museu do Amanhã é conhecido por seu foco no futuro, na inovação e nas transformações sociais. Ele busca explorar os desafios e as possibilidades que o amanhã trará. Nesse sentido, a primeira exposição da NOVA BIENAL RIO de arte e tecnologia se encaixa perfeitamente na proposta desse museu, trazendo uma abordagem criativa e consciente das ferramentas tecnológicas para compreender e moldar o futuro.
A exposição conta com o patrocínio exclusivo da Shell, empresa multinacional de energia mantenedora do Museu do Amanhã, que com a bienal renova o seu compromisso com o estímulo das tecnologias de ponta no Brasil e o apoio centenário às artes, à ciência e à sustentabilidade, com foco no desenvolvimento social e econômico em diálogo com a cultura, a criatividade e a inovação.
Ricardo Barreto e Paula Perissinotto
Curadores e fundadores da NOVA BIENAL RIO
ALGORITMOS, POESIA E NOVOS RITMOS
Como num número de dança, a arte e a tecnologia se desafiam e se impulsionam mutuamente. Ora é a tecnologia que avança, abrindo novas possibilidades para os movimentos artísticos. Ora são os artistas que, movidos pela força de novos imaginários, subvertem e recriam técnicas, aparelhos e sistemas, levando a tecnologia para muito além da lógica de produção, consumo e eficiência onde ela tantas vezes se encontra.
Dessa dança surgem cenas e seres inesperados. Paredes se transformam em instrumentos musicais. Esculturas dialogam com a biotecnologia. Nossa própria voz se materializa e ganha cor. É esse panorama diverso e surpreendente que aguarda os visitantes do NOVA Bienal Rio de Arte e Tecnologia, no Museu do Amanhã.
Em cada um dos trabalhos selecionados, podemos encontrar questões que dialogam diretamente com temas preciosos para o Museu. Que caminhos estamos construindo para o futuro? Como nossas escolhas impactam o planeta? Qual o potencial das novas mídias na superação de desigualdades históricas? Como a arte e a tecnologia nos ajudam a vivenciar outras percepções do mundo e, assim, nos aproximam uns dos outros?
Em meio às obras, o público será convidado a dançar nestes espaços, ativando corpo e imaginação. É neste movimento contínuo de reflexão, provocação e descobertas coletivas que construímos nossos amanhãs.
Aproveite a visita.
Bruna Baffa
Diretora Geral do Museu do Amanhã
Ricardo Piquet
Diretor Geral do IDG –
Instituto de Desenvolvimento e Gestão
Local
Festivais Parceiros
Formato de realização
Presencial
Áudio Guias
Link Evento
Data de abertura
setembro 20, 2023
Data início
setembro 20, 2023
Data fim
outubro 29, 2023
Mais informações
Publicações e Mídia (86) | Locais (2) | Participantes (68) | Obras artísticas (70)