“Touch the Heart” é um projecto Web-based. É baseado numa simulação física 3D de dois “corações” pendurados em “cordas”. As pessoas podem puxar e largar cada coração, fazendo-os oscilar e eventualmente colidir, enquanto se “movem” em volta da cena. O trabalho reflete sobre como a nossa vivência muda as nossas percepções e perspectivas do mundo. Tanto os gráficos como o som são sintetizados em tempo real de acordo com a simulação. O projeto é escrito em JavaScript e GLSL. Usa a biblioteca three.js mas deixa todos os detalhes de renderização a código original escrito em GLSL. Para as cordas, um simples fragment shader cria o efeito de pulsação. Para os corações, um vertex shader cria a distorção, através de um componente espacial de simplex noise, e de um componente temporal para simular o bater dos corações; um fragment shader cria a refração da luz interior, cuja intensidade é sincronizada com o ritmo dos corações. Para o chão são criadas ondas circulares, baseadas na posição de cada sombra, que se unem quando as sombras se aproximam. Quando os corações colidem, ondas em forma de explosão expandem-se ao longo do chão. Toda a renderização varia com o tempo, num ciclo de dia-e-noite. O som é sintetizado usando a biblioteca Gibberish, sendo gerados sons para os batimentos cardíacos, para as colisões, e para um som de fundo. O ritmo dos batimentos cardíacos depende da velocidade dos corações, tendo todos os sons uma localização espacial.
FILE SÃO PAULO 2018 - Gisela Nunes e Paulo Almeida - Touch the Heart - Midia Arte
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