Doug Jarvis


Nome artístico
Doug Jarvis
Nome do grupo
País de Origem
Afiliação nome
Second Front
Afiliação cargo
Membro Fundador
Formação
Website pessoal
Links adicionais
Obras artísticas
Eventos
Mais informações
Biografia
Doug Jarvis se interessa por estratégias conceituais para a produção artística de dispositivos perceptivos e pseudocientíficos que questionam a tecnologia como atributo humano. Sua prática artística incorpora escultura, desenho, performance, imagem digital e internet para tornar a experiência de ser um agente sensorial no mundo.
Ele realiza pesquisas independentes em um contexto internacional construindo teorias do espaço colado, entidades ficcionais e o sentido e o absurdo do envolvimento com as coisas ao seu redor. Ele desenvolve projetos para desafiar e engajar criticamente essas ideias e destacar seu próprio senso de paradoxo como participante ativo de um mundo no qual absorve e esgota simultaneamente.
Ele é membro fundador do Noxious Sector e do grupo de arte performática de avatar Second Front. Ele está atualmente trabalhando em um MFA em Guelph, Ontário.
Biografia Grupo
Second Front é o primeiro grupo de arte performática no mundo virtual online do Second Life. Fundada em 2006, a Second Front cresceu rapidamente para sua atual trupe de sete membros que inclui Gazira Babeli (Itália), Yael Gilks (Londres), Bibbe Hansen (Nova York), Doug Jarvis (Victoria), Scott Kildall (San Francisco) , Patrick Lichty (Chicago) e Liz Solo (St. Johns).
Second Front tem se apresentado extensivamente tanto no mundo quanto em galerias e museus. Embora os artistas se apresentem remotamente, suas performances foram exibidas ao vivo em Nova York, Los Angeles, Moscou, Bruxelas, Berlim, Vancouver e muitas outras cidades. O grupo foi escrito em publicações como ArtForum, Art in America, Realtime Arts (Austrália), Exibat (Itália) e Digital Art, Second Edition (por Christiane Paul).
Declaração do artista
Tomando suas influências de várias fontes, incluindo Dada, Fluxus, Futurist Synthesi, a Situationist International e artistas de performance contemporânea como Laurie Anderson e Guillermo Gomez-Pena, Second Front cria performances e intervenções baseadas em partituras que desafiam noções de performance tradicional, corporificação virtual e a cultura da imaterialidade.