Entropy
Título
Entropy
Nome do Grupo
-
Nome Artístico
País
-
Ano (s) / Edição (ões)
2013
Descrição
“ENTROPY” é uma manifestação imersiva e interativa de dados em uma instalação de projeção mapeada que corresponde ao conceito de produção, emissão e consumo de calor (e, portanto, de energia) de maneira “ordenada” e “desordenada” (em referência à definição do fenômeno da entropia).
Ela envolve visualizações em tempo real extraídas de algumas fontes dados hackeadas, que possibilitam que os espectadores possam ter uma relação/interação tátil, tangível e íntima com algo tão abstrato quanto dados. Como tal, ela também explora dados (como feeds em tempo real) como uma força independente que dá vida à obra de arte.
Ao brincar com a instalação, os espectadores se tornam portadores dos dados de “energia” – graças a uma forma de projeção em seus corpos. Assim, a “energia” pode ser transmitida de uma pessoa para outra, além de se espalhar no ambiente. As visualizações renderizadas dependem dos valores de consumo de energia global em tempo real, assim como da temperatura local criada pelo ambiente e o número de espectadores.
“ENTROPY” mistura ludicamente o que é percebido como “digital” e “virtual” tornando-o tangível em um espaço “analógico” e “real”. Assim, a instalação questiona tópicos como a produção e consumo de energia, sua emissão e transmissão, e a relação humana com o conceito de energia em nível muito íntimo e global.
Festival Parceiro
-
Áudio
-
Categorias
Eventos
Referências na obra
-
Publicação
Outros acervos
-
Grupo
-