Mélanie Courtinat é designer de interação de mídia baseada em Paris. Graduada pela ECAL, foi co-fundadora do estúdio PastorPlaczek em 2017. Sua obra e pesquisa concentram-se em novas mídias como realidade virtual e vídeo games, questionando a própria mídia e prototipando seu futuro. Considerando os videojogos como um grande meio, ela explora as suas propriedades dentro da sua prática, que tende a ultrapassar os seus limites e traça novos paralelos com outras áreas criativas como as artes plásticas, a música, a moda, a arquitetura, o cinema... Ela está particularmente interessada em mecanismos de jogabilidade e a emoção que eles despertam, através da criação de mundos e instalações interativas usando realidade virtual, realidade aumentada e 3D.
Seu trabalho pessoal foi exibido em todo o mundo, principalmente na Venice Immersive Biennale, no Tokyo Game show e na House of Electronic Arts em Basel.
Seus clientes mais recentes incluem LVMH, Cartier, Chanel, Jean-Paul Gaultier, Dolce&Gabbana, Orveda, Coty, Mazarine, Tétier bijoux, Helena Rubinstein, Ubisoft, Agar Agar... Mélanie também ensina teoria dos videogames na Ecole cantonale d' art de Lausanne (ECAL) e regularmente dá palestras, notadamente no Institut Français de la Mode, London University of the Arts, galerias de arte e museus.