Distal Extension
Título
Distal Extension
Nome do Grupo
-
Nome Artístico
País
Ano (s) / Edição (ões)
2018
Descrição
O contexto global de difusão de dados pessoais e íntimos e os desafios a ela inerentes me permitiram abrir um debate sobre o setor médico contemporâneo e a evolução cognitiva relacionada ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Esta máquina de Rube Goldberg mostra uma reação em cadeia semelhante ao percurso da respiração dentro do corpo humano, graças à combinação de dispositivos eletrônicos e o “input” sensorial de uma pessoa. O espectador estende-se corporal e espacialmente graças à interação em tempo real de suas principais funções físicas vitais com o ambiente digital.
“Distal Extension” trata de confrontar as pessoas com os mesmos mecanismos cognitivos gerados pela realidade virtual. Em circunstâncias normais o cérebro sabe os limites do corpo; este processo se chama atribuição distal psicológica. O objetivo foi a construção de um ambiente de imersão física que, combinando elementos eletrônicos e digitais, estendesse espacialmente os limites corporais do usuário sem o uso de VR, que interfere com a atribuição distal psicológica, oferecendo aos usuários novos recursos num mundo virtual. A máquina externaliza funções vitais através de movimentos, imagens digitais e sons mecânicos sob forma de uma reação em cadeia que reproduz o caminho do oxigênio em nosso corpo. Pessoa e máquina se unem, da maneira como os transumanistas imaginaram a conexão de ambientes em seu tempo.
“Distal Extension” é uma crítica à forma como as pessoas consomem dados e uma projeção no espaço da intimidade do usuário através da externalização de suas próprias funções vitais.
Créditos: ECAL (University of arts and Design of Lausanne)
Festival Parceiro
-
Áudio
-
Categorias
Eventos
Link da Obra
-
Referências na obra
-
Publicação
Outros acervos
-
Grupo
-