Sobre nós

A organização cultural independente e sem fins lucrativos FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – tem como objetivo disponibilizar, por meio do acervo digital FILE ARCHIVE, os itens que compõem a história de 25anos de eventos dedicados ao desenvolvimento e à promoção da arte e tecnologia no Brasil. O arquivo se propõe a ser um repositório dinâmico de ideias e suportes que foram explorados criativamente pelas vanguardas da arte digital em suas respectivas épocas, continuando a fomentar novas práticas e estudos acadêmicos nas diversas áreas da produção artística na era digital, como instalações, performances, videoarte, arte sonora, animações, games, webarte, bioarte, arte algorítmica, entre outros. Atualmente, esse conteúdo narra a participação de artistas de mais de 48 países.

Co-fundado por Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, o FILE FESTIVAL se consolidou como uma plataforma cultural brasileira de visibilidade internacional que incentiva artistas e estimula manifestações estéticas e científicas produzidas na arte digital. Desde sua primeira edição em 2000, a organização mantém um vasto acervo de documentos e registros enviados por criadores para participação nas chamadas de inscrição para projetos. O conteúdo reunido ao longo desses anos tornou-se uma fonte relevante para entender as transformações na área de pesquisa e nas estéticas ligadas à tecnologia. O acervo é composto por itens inicialmente arquivados em formato físico, como biografias, sinopses, informações sobre simpósios, workshops, performances e premiações do festival, além de itens nativo-digitais, como publicações e registros fotográficos de exposições e obras. A organização inicial desse conteúdo teve início em 2012 com Gabriella Previdello, pesquisadora e curadora digital que transformou sua investigação em uma dissertação de mestrado publicada em 2013. Intitulada “Tratamento da informação nas artes digitais: uma abordagem contemporânea da documentação em meios tecnológicos”, a pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Marilda Lopes Ginez de Lara na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

O FILE ARCHIVE é uma iniciativa da FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, dedicada a tornar sua coleção de documentação sobre as obras e artistas que participaram das edições do festival acessível e disponível gratuitamente online. Este repositório registra de forma dinâmica, como um organismo vivo, uma documentação que insere constantemente informações de mais de 25 anos da produção estética nativa digital, capturando a evolução dos movimentos pioneiros no Brasil e no mundo até o surgimento da interatividade digital nos espaços expositivos. Desde sua criação, o FILE Festival se estabeleceu como uma plataforma cultural significativa na América Latina, promovendo expressões estéticas, culturais e científicas na era digital. Com um histórico de mais de 50 exposições que apresentam mais de 8.000 obras nacionais e internacionais de artistas de 48 países, o FILE teve um impacto profundo na cena artística contemporânea.).

O FILE ARCHIVE utiliza o TAINACAN, um software de código aberto desenvolvido por universidades brasileiras, para proporcionar fácil navegação e acesso a materiais bilíngues. Isso inclui publicações digitalizadas, biografias, registros de exposições e informações sobre simpósios, workshops, performances artísticas e prêmios do festival. O arquivo tem como objetivo engajar públicos diversos ao compartilhar esse conteúdo histórico. Este projeto se baseia na tese de doutorado intitulada “Arquivo Vivo: Preservação e expansão da memória cultural no campo da arte e tecnologia” de Paula Perissinotto, que teve como metodologia os encontros FILEALIVE / ARQUIVOVIVO, , unindo instituições-chave focadas na preservação e disseminação do conhecimento artístico contemporâneo. Apoiado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LAB, a iniciativa promoveu a “Produção e Realização de um Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”, garantindo suporte vital para suas atividades contínuas

A cofundadora do festival idealizou o FILE ARCHIVE e iniciou a adequação do conteúdo físico para disponibilização online por meio de catalogação e digitalização. O projeto também dá continuidade aos encontros FILEALIVE / ARQUIVOVIVO realizados pela organização em março de 2021, que reuniram instituições-chave focadas na preservação e disseminação do conhecimento artístico contemporâneo, como o ISEA Symposium Archives, o Archive of Digital Art e o Ars Electronica Archive.

Durante os encontros online, o professor Dalton Martins do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGGCinf) da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) apresentou o software livre TAINACAN como uma alternativa altamente flexível para repositórios digitais. O software de código aberto foi escolhido como a base para gerenciar os dados que organizam e compartilham gradualmente os itens do acervo FILE FESTIVAL de forma acessível e gratuita.

Esse processo de input de dados teve início em 2021 e hoje conta com 5.159 inputs.  A instituição tem como proposta disponibilizar todo o conteúdo gerado ao longo de mais de dessas duas décadas de atividade.

Parte das coleções, mais especificamente a coleção Eventos foi adicionada ao Wikidata, um banco de dados multilíngue colaborativo das plataformas Wikimedia que atua como repositório central e conecta coleções por meio da organização unificada dos metadados. Essa linguagem comum possibilitou a interconexão entre bases de dados das instituições parceiras envolvidas no Projeto GLAM (Galleries, Libraries, Archives & Museums) da Wikipédia lusófona, voltado para temas relacionados à arte, cultura e educação.

Paralelamente à digitalização, do acervo físico do festival continua em processo de inventariação e catalogação para futura institucionalização. O FILE acredita que a cessão desse conteúdo contribui diretamente para a circulação da informação especializada e para a criação de novos projetos e pesquisas em arte e cultura no país e que poderia enriquecer eventuais instituições de arte contemporânea.

Por meio dessa coleção interconectada e em constante expansão, o FILE ARCHIVE não apenas preserva o legado da arte nativa digital, mas também fomenta novas práticas e estudos acadêmicos em diversas áreas artísticas. Ele serve como um repositório de ideias e explorações criativas que continuam a inspirar futuras gerações.

Preservação e Acesso

O arquivo está engajado em parcerias com instituições renomadas como ISEA e ACM SIGGRAPH, buscando a interconexão entre arquivos digitais. Essas colaborações não apenas ampliam o alcance do FILE, mas também fortalecem a rede de preservação da memória cultural digital, permitindo uma abordagem mais integrada na conservação da arte digital. Veja mais informações sobre o grupo de pesquisa aqui.

Uso de Tecnologia de Acesso

A utilização do software TAINACAN para gerenciar o acervo permite uma navegação fácil e acessível, refletindo um compromisso com a transparência e a democratização do acesso à informação. Além disso, a implementação de uma API (Interface de Programação de Aplicações) facilita a interação com o repositório, permitindo que desenvolvedores e pesquisadores integrem dados do arquivo em outras plataformas, expandindo ainda mais sua visibilidade.

Visualização de Dados

A integração de técnicas de visualização de dados é fundamental para analisar e interpretar as informações contidas no arquivo. Isso permite que os stakeholders compreendam melhor o impacto do conteúdo do arquivo ao longo dos anos, como métricas de visitantes e demografia dos participantes. Essas representações visuais não só tornam os dados mais acessíveis, mas também incentivam um maior engajamento do público com a arte digital.

Coleções do Acervo Digital do FILE ARCHIVE:

O acervo digital do FILE reúne uma série de coleções que documentam mais de 25 anos de trabalho refletindo a evolução e as inovações nesse campo.

Acesse todas as coleções do FILE ARCHIVE

Os principais itens do acervo incluem:

Obras Artísticas: O acervo contém mais de 8.000 referências a obras de artistas de 48 países, abrangendo diversas formas de expressão artística, como instalações, performances, videoarte, arte sonora, animações, games, webarte, bioarte e arte algorítmica.

Participantes: Inclui biografias de artistas, sinopses das obras e informações sobre simpósios e workshops realizados ao longo dos anos.

Eventos: O acervo possui registros fotográficos de exposições e eventos que capturam momentos significativos da história do festival.

Publicações Digitais: Contém publicações relacionadas à arte e tecnologia que são essenciais para a pesquisa acadêmica e o entendimento do contexto cultural.

Dados Interativos:

Conteúdo Bilingue: O arquivo disponibiliza informações em diferentes idiomas para alcançar um público mais amplo.

Integração com Plataformas Externas: Parte do conteúdo também é adicionado ao Wikidata, facilitando a interconexão com outras bases de dados e aumentando a visibilidade das obras e artistas.

Acesso Aberto: Utilizando o software TAINACAN, o acervo é gerenciado para permitir fácil navegação e acesso gratuito ao público.

O FILE ARCHIVE é um projeto em constante evolução, que se renova continuamente à medida que novas informações são inseridas. Ele se estabelece, a cada atualização, como um recurso fundamental para todos aqueles interessados na trajetória da arte nativa digital desde o início do século XXI.