Nesta conversa o FILE apresenta Birk Schmithüsen, Robin Baumgarten e Fernando Velázquez, participantes do FILE SÃO PAULO 2022, para compartilharem as histórias por trás de seus trabalhos e fornecer informações sobre suas práticas criativas.
Aproveite essa oportunidade para conhecer e compreender com mais profundidade a proposta conceitual e técnica que envolve o desenvolvimento de algumas das instalações de arte expostas na exposição SUPERCRIATIVIDADE.
O evento tem duração de 1 hora e está disponível em inglês, com legendas em português.
Participantes:
Robin Baumgarten | Quantum Jungle
Alemanha
Robin Baumgarten é desenvolvedor experimental de hardware para jogos e autor de instalações artísticas interativas radicado em Berlim, Alemanha. Seus trabalhos vão de hardwares unidimensionais premiados para jogos, passando por estranhas esferas instáveis, até paredes cheias de molas de porta que permitem a visualização de conceitos da física quântica de forma divertida mas cientificamente precisa.
As obras audiovisuais de Birk Schmithüsen já foram exibidas internacionalmente em importantes festivais de media art em França, Holanda, Espanha, Áustria, Alemanha, Sérvia e Brasil, incluindo Chaos Communications Congress, Ars Electronica Festival e ZKM. Birk Schmithüsen tem diploma em belas artes, foi bolsista da EMAP 2019 e é graduado na Academy for Theatre and Digitality em Dortmund. É cofundador do grupo de performances ArtesMobiles.
Fernando Velázquez | #L1, after Dan Flavin
Uruguai /Brasil
Fernando Velázquez é artista, curador e professor. É mestre em moda, arte e cultura (Senac-SP) e pós graduado em video e tecnologias on e offline (Mecad/Esdi) e em gestão cultural contemporânea (Itaú Cultural/Singularidades). Recebeu, entre outros, os Fundos para a Cultura (Uruguai, 2019), o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Prêmio Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008) e o Vida Artificial (Espanha, 2008).