L’inter-code
Título
L’inter-code
Nome do Grupo
-
Nome Artístico
País
Ano / Edição
2018
Descrição
Neste vídeo de dez minutos um algoritmo organiza, de forma pseudo-aleatória, o arranjo dos diferentes blocos de imagens em movimento, confrontando porções de texto que também estão em movimento. A decorrente proliferação visual, alimentada por uma trilha sonora atormentada por vozes descarnadas e uma espécie de zumbido industrial, parece indicar a dificuldade com que texto e imagem têm de coexistir. Se discernirmos instrumentos técnicos entre essas imagens, apresentadas no Musée des Arts et Métiers, de Paris, que se referem à medida do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, podemos também observar o surgimento oculto de cenas de missões antropológicas do início do século passado. Desde o início, podemos ver que este dispositivo de convivência entre texto e imagem, mas também entre ferramentas científicas e figuras humanas, sugere uma história das técnicas de observação que procuram influenciar e canalizar o reinado dos vivos, como se para dizer que qualquer questionamento da imagem em sua relação com a técnica é também uma forma de meditar sobre o que impõe o destino dos seres humanos.
Áudio
-
Link da Obra
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Referências na obra
-
Eventos
Publicação
-
Categorias
Tipo de Interação
Outros acervos
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FILE SÃO PAULO 2018 - Pablo-Martín Córdoba - L’inter-code - Videoarte
file-sao-paulo-2018-pablo-martin-cordoba-l-inter-code-videoarte
Neste vídeo de dez minutos um algoritmo organiza, de forma pseudo-aleatória, o arranjo dos diferentes blocos de imagens em movimento, confrontando porções de texto que também estão em movimento. A decorrente proliferação visual, alimentada por uma trilha sonora atormentada por vozes descarnadas e uma espécie de zumbido industrial, parece indicar a dificuldade com que texto e imagem têm de coexistir. Se discernirmos instrumentos técnicos entre essas imagens, apresentadas no Musée des Arts et Métiers, de Paris, que se referem à medida do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, podemos também observar o surgimento oculto de cenas de missões antropológicas do início do século passado. Desde o início, podemos ver que este dispositivo de convivência entre texto e imagem, mas também entre ferramentas científicas e figuras humanas, sugere uma história das técnicas de observação que procuram influenciar e canalizar o reinado dos vivos, como se para dizer que qualquer questionamento da imagem em sua relação com a técnica é também uma forma de meditar sobre o que impõe o destino dos seres humanos.
Título
L’inter-code
Nome do Grupo
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Nome Artístico
País
Ano / Edição
2018
Descrição
Neste vídeo de dez minutos um algoritmo organiza, de forma pseudo-aleatória, o arranjo dos diferentes blocos de imagens em movimento, confrontando porções de texto que também estão em movimento. A decorrente proliferação visual, alimentada por uma trilha sonora atormentada por vozes descarnadas e uma espécie de zumbido industrial, parece indicar a dificuldade com que texto e imagem têm de coexistir. Se discernirmos instrumentos técnicos entre essas imagens, apresentadas no Musée des Arts et Métiers, de Paris, que se referem à medida do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, podemos também observar o surgimento oculto de cenas de missões antropológicas do início do século passado. Desde o início, podemos ver que este dispositivo de convivência entre texto e imagem, mas também entre ferramentas científicas e figuras humanas, sugere uma história das técnicas de observação que procuram influenciar e canalizar o reinado dos vivos, como se para dizer que qualquer questionamento da imagem em sua relação com a técnica é também uma forma de meditar sobre o que impõe o destino dos seres humanos.
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