‘The Flood’ é tanto uma pesquisa sobre criptomoedas, suas demandas de energia e mineração, quanto uma abstração baseada em suas formas, conceitos e idéias. A obra encontra ressonância entre imagens documentais e na simulação de objetos 3D em ambiente virtual. Embora a criptomoeda seja um objeto de código e imaterial, ela precisa de uma poderosa infraestrutura material para existir – placas de vídeo e dispositivos especializados para criptografar e descriptografar as transações e manter a rede funcionando; enormes quantidades de energia, muitas vezes produzida por fontes de carbono, para manter as máquinas em funcionamento; minerais raros para criar os dispositivos e assim por diante. Um plano-sequência de uma das maiores minas de criptomoeda na Estônia, localizada numa antiga prisão, mostra a natureza deste tipo de espaço. O segundo vídeo é uma combinação de gravações e animações 3D que mostram minas de criptomoedas e de xisto na Estônia. O material está conectado pois o xisto é a principal fonte de energia da Estônia e também é usado nas minas de criptomoedas. O terceiro vídeo mostra entrevistas com várias pessoas que operam minas de pequena escala. A obra foi filmada antes e depois do ‘boom’ das criptomoedas.
FILE SÃO PAULO 2019 - Ivar Veermäe - The Flood - Videoarte
file-sao-paulo-2019-ivar-veermae-the-flood-videoarte