Adriano Monteiro é um compositor brasileiro de música eletrônica e instrumental, criador de instalações multimídia e performer. Suas obras já foram exibidas em várias cidades brasileiras e três de suas composições acusmáticas foram lançadas nos álbuns: CCJ-experimental (2009), NMEchá (2012), NMEaniversário (2012).
Como performer de eletrônica, integrou o intonarumori de 2008 a 2009, um grupo de performance multimídia sediado em Campinas. Em 2009 colaborou com o contrabaixista Lucas Araújo num duo de música eletrônica experimental, e em 2012/2013 esteve em duo com Tiago de Mello (AMtdm). Desde 2011, colabora com o coletivo de música eletroacústica NME e atualmente realiza parcerias com o compositor e designer de instrumentos experimentais Eduardo Nespoli.
Adriano é formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em composição musical com bacharelado em 2010 e mestrado em 2012. Sua pesquisa de mestrado abordou temas de música por computador como design de instrumentos musicais digitais e análise de som aplicada à musicologia. Atualmente cursa o doutorado em musicologia na UNICAMP, onde sua pesquisa está focada em modelos computacionais do sistema auditivo baseados em fisiologia para serem aplicados à análise de música baseada em som.
Biografia Grupo
DRN: Formado por Eduardo Nespoli e Adriano Monteiro, o trabalho explora a improvisação musical realizada com objetos adaptados e instrumentos experimentais que são extendidos ao computador para processamento digita