Beat Suter trabalha como professor de Game Design na University of the Arts Zurich, Suíça (ZHDK), e gerencia o GameLab.
De 2006 a 2014, Sueter também trabalhou como professor na Merz Academy Stuttgart. Ele organiza festivais e simpósios sobre Indie Games e Game Studies, alem de ser presidente da associação gameZfestival.
Membro fundador do grupo de arte internacionalmente conhecido And-or, especializado em gameart e netart; Beat Suter também atua como editor (edição ciberficção) e autor e revisa projetos para os fundos nacionais de pesquisa da Áustria, Alemanha e Suíça. Recentemente, foi coautor do conjunto de cartões criativos IdeasForGames.
Biografia Grupo
AND-OR é um grupo de arte especializado em media art e gameArt. O grupo é formado por René Bauer, Beat Suter e Mirjam Weder. O grupo opera desde 2001 em Zurique, na Suíça.
AND-OR explora novos modos de interatividade e concretividade entre máquinas e seus usuários humanos. Conceitos simples, mas distintos, tornam-se protótipos de jogos ou arte de mídia lúdica. Os dados digitais estão em toda parte hoje em dia, mas seu impacto muitas vezes não é considerado. Tornamos esses dados e seu impacto visíveis para todos, questionamos e abrimos um discurso sobre as fronteiras digitais.
Para este propósito, muitas vezes usamos feeds de ideias e pensamentos constantes (readymades digitais) como encontrados em motores de busca, feeds de textos, imagens e sons publicamente disponíveis e vários padrões de comportamento de jogabilidade. Se definidos em uma perspectiva lúdica, eles podem mostrar facilmente o que está abaixo da superfície digital e além dos limites comuns da comunicação. Em outras palavras, tentamos desconstruir processos e usar os fragmentos para construir obras de arte em pequenos sistemas que se desenvolvem em novos sistemas de significado.