Nativa da Etiópia, Betelhem Makonnen é uma artista que vive em Austin, TX, com um MFA do School of Art Institute de Chicago e um bacharelado em História e Literatura da África/Diáspora Africana pela UT Austin. Seu trabalho em fotografia, vídeo, instalação e escrita é exibido nacional e internacionalmente, incluindo Women & Their Work, The Contemporary Austin, The Philbrook Museum of Art, Big Medium, Le Musée des Abattoirs e The Carver Museum, com performances e exibições no The Blanton Museum, IVAHM e Casa Daros. Seu trabalho foi destaque em várias publicações, incluindo Artforum, NYT, Frieze, Hyperallergic, Zoetrope, O Menelick 2º Ato, Revista Lampejo e Glasstire. Além de sua prática artística, ela co-organiza o Addis Video Art Festival, uma plataforma de arte em vídeo na Etiópia, e é membro cofundadora do coletivo de artes Black Mountain Project, com sede em Austin.
Uma contínua fusão de investigações poéticas antropológicas, filosóficas e históricas – pessoais e coletivas – fornece a plataforma para o desenvolvimento da base conceitual da minha prática. Minhas obras traduzem percepção, presença e lugar dentro de uma topologia trans-temporal e trans-espacial que opera nas dinâmicas relacionais da minha consciência diaspórica africana.
Com pontos de partida múltiplos e não fixos, utilizo (re)pesquisa, (re)configurações e (re)combinações para criar obras que tomam forma nos espaços intermediários existentes em paradoxos, ciclos de retroalimentação e locais de conexão. Quero que minhas obras contribuam para um desaprender que traga à tona outros planos de percepção marginalizados. (Fonte: Site da artista)