Kawarga começou sua carreira como pintor e obteve sua forma de arte original entre os inconformistas de Moscou. As superfícies planas ganharam fraturas cada vez mais pronunciadas e tornaram-se cada vez mais monumentais; as formas começaram a surgir na forma de relevos e, finalmente, se transformaram em esculturas.
Atualmente, trabalha com uma ampla gama de polímeros que servem de material para esculturas de paisagens em grande escala e composições detalhadas em miniatura.
Um grande ciclo de suas obras chamado Ciência-Arte, pois além das esculturas monumentais e relevos elaborados, ele também produz instalações cinéticas e interativas, completas com dispositivos de biofeedback e robôs.
Seu trabalho sintetiza ciência, arte e tecnologia, e ele frequentemente envolve engenheiros e programadores no processo criativo.
Seu estilo foi descrito como "biomorfismo" ou "arte biogênica", enquanto sua insistência no fim do antropocentrismo fez com que outros o chamassem de praticante da arte "pós-humana"
Biografia Grupo
Dmitry e Elena Kawarga são dois dos poucos artistas russos que são especializados em arte high-tech. Suas obras mais recentes e significantes têm como base a síntese de arte e ciência e são criadas com cientistas e engenheiros. Instalações e objetos implicam um retorno biológico: eles respondem ao toque, ao ritmo do fluxo do corpo humano, à voz, instruções e estado mental.