João Paulo Accacio ( aka Jp Accacio)
Artista transmídia, graduado em Comunicação Social, especialização em Rádio e TV, pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado / SP (2000), Pós-Graduado em Especialização em Comunicação e Práticas da Produção de Imagens: Fotografia e Audiovisual pela Universidade Mackenzie / SP (2014) e Pós-Graduado em Fotografia pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado / SP (2017).
Produz trabalhos em fotografia, vídeo, instalação, performance e artes gráficas. Sua pesquisa investiga as possibilidades de diálogo envolvendo elementos e tecnologias naturais e humanas, a coexistência entre diferentes meios e linguagens e a constituição da imagem sob o prisma da construção temporal, espacial e narrativa.
Dentre os principais temas de seu interesse estão as relações entre o espaço e o audiovisual, os experimentos envolvendo elementos e paisagens do universo natural, o uso de equipamentos e tecnologias diversas e de épocas distintas e a confecção de trabalhos contendo técnicas híbridas.
Vem participando de mostras individuais e coletivas no Brasil e exterior desde 2008 tendo obras exibidas em locais como Memorial da América Latina, Funarte, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Paadman Projects, Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Casa das Caldeiras, galerias de arte contemporânea e espaços independentes de arte. Já exibiu e apresentou seus trabalhos nos Sescs Santos e Campinas, Red Bull Station, FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e Casa da Luz, dentre outros.
É idealizador e curador do projeto de ocupação imagética Entranhamentos, co-idealizador e co-curador da mostra/festival de audiovisual expandido Experimentos Expandidos.
Tem realizado residências artísticas pelo Brasil desde 2016. Possui uma obra (Céu de Céus, 2015) pertencente à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, sob guarda do Centro Cultural São Paulo.