María Fernanda Calderón formou-se com distinção em 2015 em um mestrado em Belas Artes na University of the Arts London, Reino Unido. Ela recebeu um B.A. em Design Gráfico em 2006 na Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia. Ela também estudou fotografia, ilustração e roteiro em Buenos Aires-Argentina e criação de marionetes para stop motion em NY-EUA.
O trabalho de sua graduação “Dear orphan letters” foi selecionado para participar da exposição Float Art London 2015, uma vitrine dos melhores recém-formados em arte de universidades de todo o Reino Unido. Esse mesmo trabalho também foi selecionado para o ALL Super Text 2015, na Cambridge School e na Anglia Ruskin University.
Enquanto vivia em Londres, expôs em várias exposições coletivas em Londres, Margate e Nápoles. Vive e trabalha na Colômbia, onde expôs em Rincón Projects em Bogotá, Lokkus Arte contemporáneo, Taller Impreciso, Museo el Castillo, Biblioteca de Belén e Casa de la Lectura Infantil em Medellín.
Biografia Grupo
Marion Phillini (UK / TI / AU / CO)
Marion Phillini é um desafio em busca de novas formas de colaboração, que une Maria Fernanda Calderón, Jon Clair, Ella Phillips e Natasha Sabatini. Na dúvida sobre onde termina a esfera pública e onde começa a privada, Marion Phillini investiga o lugar onde o público e o privado coincidem. O vídeo e as instalações são a forma como criamos experiências liminares, e no último período temos vindo a questionar o valor e a existência desta fronteira, reconhecendo a dificuldade de separar realidade e ficção.