Roger Thornton Dean (nascido em 6 de setembro de 1948, Manchester, Reino Unido) é um músico britânico-australiano, acadêmico, bioquímico e cientista cognitivo. [1] Ele é casado com a poetisa, escritora, musicista e acadêmica Hazel Anne Smith, e foi educado no Reino Unido na Crypt School , Gloucester, e Corpus Christi College, Cambridge . Anteriormente, ele foi o diretor fundador do Heart Research Institute , Sydney (1988–2002) e depois o vice-reitor e presidente da Universidade de Canberra (2002–2007). Desde 2007 é professor pesquisador de comunicação sonora no MARCS Institute, Western Sydney University .
Biografia Grupo
austraLYSIS é um conjunto altamente conceituado e internacionalmente ativo de artistas; dirigido pelo professor Roger Dean do MARCS. É o mais antigo conjunto de som e intermedia sediado na Austrália. O austraLYSIS já se apresentou em mais de 30 países, aparece em cerca de 50 CDs e criou mais de 100 obras.
Membros: Daniel Blinkhorn (compositor, artista audiovisual), Sandy Evans (saxofones, compositora), Torbjörn Hultmark (trompete, trombone soprano, compositor), Peter Jenkin (clarinetes), Will Luers (artista de vídeo, escritor), Stephanie McCallum (piano), Daryl Pratt (percussão), Ian Shanahan (gravadores, compositor), Phil Slater (trompete, compositor), Greg White (compositor, manipulação de som, projeção de som, computadores), David Worrall (compositor, programador, especialista em espacialização sonora), Hazel Smith (escritora, intérprete) e Roger Dean (Compositor-improvisador, teclados, computador, pesquisador de artes, fundador e diretor de LYSIS e austraLYSIS)