O ZKM | Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe é uma instituição cultural única no mundo, pois é um lugar que amplia as tarefas originais de um museu.
É uma casa de todos os meios e gêneros, abrigando tanto as artes espaciais, como pintura, fotografia e escultura, quanto as artes baseadas no tempo, como cinema, vídeo, arte de mídia, música, dança, teatro e performance. O ZKM foi fundado em 1989 com a missão de continuar as artes clássicas na era digital. Durante a fase de fundação, o artista e autor Jürgen Claus contribuiu com sua ideia de um "Bauhaus eletrônico", que foi posteriormente adaptada por Peter Weibel para o "Bauhaus digital".
Em seu trabalho, o ZKM combina pesquisa e produção, exposições e performances, coleções e arquivos, mediação e eventos. Através das conexões interdisciplinares desses campos de trabalho, o ZKM, como uma organização ágil, pode apresentar e produzir o desenvolvimento da arte e da mídia dos séculos 20 e 21. Simpósios e outros formatos de discurso teórico entre arte, filosofia, ciência, tecnologia, negócios e política complementam o programa do ZKM para examinar os efeitos da medialização, digitalização e globalização na sociedade.