PROGRAMAÇÃO WORKSHOPS 2023

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO

As oficinas do FILE SP 2023 acontecem este ano de 05 a 07 de julho no MEZANINO do Centro Cultural Fiesp. Todas as atividades são gratuitas e é necessário se inscrever previamente para participar; também é necessário levar seu próprio computador.

Desde 2009, as oficinas oferecidas pelo FILE tem contado com grupos de educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem binária. Essa imersão tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos. O objetivo é difundir a tecnologia como linguagem criativa e processo de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível, incluindo interessados, professores de escolas públicas, privadas e possíveis multiplicadores desta linguagem.

Neste ano, as oficinas foram organizadas em parceria com o Grupo de Pesquisa Realidades, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Formado por artistas pesquisadores da graduação e pós-graduação em Artes Visuais, e liderado por Silvia Laurentiz, o grupo pesquisa, produz e expõe, sempre provocado pela relação entre arte e tecnologia e a partir de uma experiência estética. Desde sua fundação (2010), explora realidades aumentada, virtual e mistas, simulações e emulações, contemplando games, sites, arte interativa e instalações que desafiam e redirecionam o termo realidade. 

Devido à quantidade limitada de vagas, sua participação dependerá da ordem de chegada dos participantes.
A pré-inscrição não garante vaga para as atividades selecionadas.

LOCAL
MEZANINO do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)
De 05 a 07 de Julho de 2017

DATAS IMPORTANTES
INCRIÇÕES
05/06/20223 a 01/07/2023

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO

WORKSHOPS 2023

05/07

06/07

07/07

11h00 às 14h00

online

FILE EDIT-A-THON

14h00 às 18h00

sala 1

DIY CTRL
Felipe Gomes

Op Art - Introdução à programação online para as artes visuais
Mauricio Jabur

Animação com Arte Generativa Usando IA
Samuel Mariani

14h00 às 18h00
sala 2

Cortando Janelas: Faça seu Adesivo com Desenho Vetorial
Bruna Mayer
e Miguel Alonso

Jantar Aumentado: introdução à Modelagem 3D para Realidade Aumentada
Luca Ribeiro
e Sergio Venancio

Construindo um
Grilo Solar

Paulo Nenflidio

19h00 às 22h00

Machine Learning para Curiosos Criativos
Sergio Venancio

Pane no sistema: um desvio pela glitch art
Felipe Mamone

DIY CTRL

Felipe Gomes
Arquiteto e Urbanista (UFPR), pós graduado em Cinema (FAP/UNESPAR), especialista em Fabricação Digital pelo Fab Academy (IaaC/Barcelona) e mestre em Sociedade e Tecnologia pelo PPGTE (UTFPR). Gerencia o makerspace Araucária Lab (Curitiba) e pesquisa tecnologias digitais open source focadas em criação. Participou de exposições e prêmios como ExExEx, Music Video Awards Brasil e Para continuar navegando. Também publicou textos referentes à sua pesquisa em revistas, blogs, editais e festivais.

Nessa oficina trabalharemos com a criação de atalhos físicos para facilitar comandos repetitivos utilizados em softwares. Vamos usar um Arduino e um atuador (a ser escolhido pelo participante) para controlar qualquer programa que use um teclado e/ou um mouse como os de produção e edição de áudio (DJs, home studios), vídeo (vídeo arte, edição de vídeo) e imagens (fotógrafos, artistas visuais em geral).

Teoria (90 minutos)
Comunidade maker;
Aplicações do projeto a ser desenvolvido;
Referências tecnológicas (Arduino, proto-board);
Inputs e Outputs;
Debugging;

Prática (150 minutos)
Arduino como interface HID;
Explicação do código de Arduino fornecido;
Conexões entre atuadores e o Arduino;
Exemplos de configurações utilizando softwares open source como Processing, Audacity, QLC+ ;
Apresentação de modelos de caixas para o projeto que podem ser impressos em 3D.

Pré Requisitos
Interesse por programação, especificamente de Arduino
Computador (do aluno)

Número de vagas
10 vagas.

CONSTRUINDO UM GRILO SOLAR

Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Formado em Artes Plásticas pela ECA – USP e em eletrônica pela ETE Lauro Gomes. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Som, eletrônica, movimento, construção, invenção, aleatoriedade, física, controle, automação e gambiarra são presentes na sua obra. Seus trabalhos se parecem com bichos, instrumentos musicais ou com máquinas de ficção científica. Em 2003 participou da residência artística Bolsa Pampulha em Belo Horizonte tendo realizado a obra Música dos Ventos. Recebeu em 2005 o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia por trabalho realizado. Em 2009 realizou residência artística no ASU Art Museum no Arizona tendo produzido uma individual durante o período de residência. Participou da 7º Bienal de Artes Visuais do Mercosul e da mostra Paralela 2010. Recebeu em 2011 o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça Artes Plásticas e em 2013 o Prêmio Funarte Marcantonio Vilaça. Em 2017 participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.

O artista plástico Paulo Nenflidio vai apresentar o passo a passo de como construir uma escultura sonora alimentada por energia solar. Será analisada a forma de onda do som natural de um grilo e então construído um circuito que irá reproduzir este som com osciladores e componentes eletrônicos. Análise do som no osciloscópio, introdução ao esquema elétrico, montagem e solda dos componentes na placa de circuito impresso serão abordados neste encontro. Ao final da oficina será realizado o teste de funcionamento da escultura ao colocá-la sob uma fonte de luz. E então teremos um Grilo Solar pronto e funcionando!

Conteúdo Programático
Análise do som no osciloscópio, introdução ao esquema elétrico, montagem e solda dos componentes na placa de circuito impresso serão abordados neste encontro.

Pré Requisitos
Interessados em artes e ciência em geral. Faixa etária: Idade mínima de 12 anos.

Número de vagas
10 vagas.

OFICINA ANIMAÇÃO COM ARTE GENERATIVA USANDO IA

Samu Mariani é animador, editor e pesquisador audiovisual, mestrando pelo PPGMPA (ECA-USP). Programador e coordenador de montagem de séries da Coala Filmes, trabalhou em diversas peças, incluindo para o Dia Internacional da Animação no Brasil, já há 4 anos. Dentre suas colaborações, destacam-se o trabalho de edição em “Carne”, de Camila Kater, e de assistência de direção em “Bob Cuspe: nós não gostamos de gente”, de Cesar Cabral.

A oficina busca desbravar as possibilidades de registro animado que incentivaram a criação do filme de abertura do Dia Internacional da Animação em 2022, utilizando arte generativa com inteligência artificial para criar animações. Serão explorados processos de realização autoral entre o conjunto de ferramentas disponíveis, dentro da alçada do MidJourney, Leonardo AI e Stable Diffusion.

Conteúdo Programático
O workshop se dividirá em momentos de exposição e prática de realização, na seguinte ordem:
– Introdução: Como a IA já está integrada ao fluxo de trabalho e comunicação. Exposição das ferramentas de geração de imagem, disponibilizadas por
laboratórios que estão constantemente retrabalhando as redes neurais de seus serviços de “prompt-to-image” com Inteligência Artificial.
– Midjourney & Leonardo AI.
– Exposição do fluxo de trabalho com o Stable Diffusion.
– Exibição da vinheta do Dia Internacional da Animação de 2022 que lançou mão de ferramentas de arte generativa com a missão militante de servir
como espelho societal para a cadeia de trabalhadores da animação ano após ano.
– Outras referências e canais para acompanhar os serviços e discussões.
– Prática: estudos de termos para prompts e parâmetros.
– Prática: geração de imagens e justaposição do material gerado através das várias técnicas de registro: (reescalonamento / remixagem /
referenciação).

Pré Requisitos
– Ter algum domínio da língua inglesa ou sobre software de tradução, pois os controladores e parâmetros não estão traduzidos, até o momento.
– Ter acesso a uma conta no Discord e trazer aparelho com essa interface.
– Levar Notebooks pessoais.

Número de vagas
25 vagas.

OP ART – INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ONLINE PARA AS ARTES VISUAIS

Maumaker – ou Mauricio Jabur – é um consultor de tecnologia para museus e artistas, além de desenvolvedor de produtos. Ele é um apoiador fervoroso do movimento open source e acredita que a colaboração e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para o avanço da tecnologia e da sociedade. Além de trabalhar com museus e artistas aprimorando experiências tecnológicas, Mauricio desenvolve produtos inovadores que visam tornar a tecnologia mais acessível para o público em geral. É um defensor da inclusão e da diversidade, e acredita que a tecnologia deve ser um meio para ampliar as oportunidades e promover a igualdade.

Este workshop é uma introdução à programação criativa, especificamente geração de imagens e animações interativas através de uma biblioteca online que pode ser executada em um navegador de internet – P5.js. A Op Art é um termo usado para descrever a arte que explora o uso de ilusões de ótica. A expressão “op-art” vem do inglês e significa “arte óptica”. Com este tema, é apresentada a estrutura básica de um programa, funções de desenho e leitura de controles. O workshop é baseado em uma série de encontros abertos para introdução à programação organizados pelo proponente no Lilo.Zone e um desdobramento das obras interativas intituladas “Rejtett Matematika”  apresentadas na exposição “Zonas de Compensação 7.0” do GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA da UNESP com início em setembro de 2020.

Conteúdo Programático
– Introdução ao P5JS: Esta introdução aborda os fundamentos da configuração de um projeto p5.js. 
– Sistema de Coordenadas e Formas: Desenhar formas simples e usar o sistema de coordenadas.
– Cor: Uma introdução à cor digital.
– Interatividade: Introdução à interatividade com o mouse e o teclado.
– Técnicas de execução de layout: Transformando imagens de referência em código

Pré Requisitos
– Notebook próprio para acompanhar as atividades mão na massa

Número de vagas
16 vagas.

CORTANDO JANELAS: FAÇA SEU ADESIVO COM DESENHO VETORIAL

Bruna Mayer é artista multimídia, designer e mestranda do PPGAV-USP. É bacharela em Artes Visuais com habilitação em Multimídia e Intermídia (ECA-USP). Atualmente estuda as relações entre arte, tecnologia e biometria. É membro do Coletivo Bruthale, do Grupo de Pesquisa Realidades e assistente de programação no Instituto de Tecnologia e Liderança.

Miguel Alonso é artista visual e professor, doutorando em Artes Visuais pelo PPGAV-USP. Mestre pelo PPG em Artes da UNESP. Educador de Tecnologias e Artes no SESC-SP (Unidade Guarulhos) e professor da Graduação no Departamento de Artes Visuais ECA-USP. Bacharel e Licenciado em Artes Visuais na UNESP. Membro do coletivo artístico COM.6 e dos grupos de pesquisa Realidades (ECA/USP) e GIIP (IA/UNESP). Trabalha nas áreas de Multimídia, Gravura e Tridimensional.

Como você imagina uma realidade paralela? Com a plotter de recorte – máquina CNC que movimenta uma lâmina sobre um material adesivo – vamos produzir janelas para outras realidades. Os participantes serão introduzidos à ilustração vetorial, produzirão seus cortes e montarão seus adesivos finais em três cores. Nosso foco é aproximar diferentes formas de projetar o mundo e interferir nos ambientes, permitindo um primeiro contato com o mundo maker e com o desenho vetorial.

Conteúdo Programático
– Introdução aos temas da Cultura Maker, Máquinas CNC e ao funcionamento de Plotters de Recorte e suas aplicações;
– O que é um vetor e como vetorizar (prática no inkscape); Prática na Plotter de Recorte;
– Montagem de adesivos para aplicação em parede ou vidro;

Pré Requisitos
– Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
– 1 mouse (não recomendamos o touchpad).
– 1 notebook capaz de rodar o software Inkscape.
– Levar instalado o programa Inkscape, programa gratuito e de código aberto (download em https://inkscape.org/pt-br/).

Número de vagas
20 vagas.

Esta oficina é oferecida pelo Grupo Realidades (ECA-USP). Será ministrada por Bruna e Miguel, artistas-pesquisadores membros deste grupo de pesquisa. Contará com a participação e assistência de demais membros do grupo.

JANTAR AUMENTADO: INTRODUÇÃO À MODELAGEM 3D PARA REALIDADE AUMENTADA

Luca Ribeiro é artista visual, modelador 3D e estudante de graduação e licenciatura em Artes Visuais no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Membro do grupo de pesquisa Realidades (ECA-USP) e bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES na área de Artes. Foi bolsista PIBIC (2021), pesquisando sobre computação gráfica e renderização de luz em superfícies.

Sergio Venancio é artista, programador, pesquisador e professor. Suas pesquisas e produções se encontram na intersecção entre Artes e Inteligências Artificiais. É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) ECA USP, mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Graduado em Artes Visuais e em Ciência da Computação pela UNICAMP. Leciona nos cursos de Graduação no Instituto de Tecnologia e Liderança, Especialização em Design Gráfico UNICAMP, e Pós-Graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos na Belas Artes SP. Membro do grupo Realidades (ECA-USP) e coletivo COM.6, pelos quais já participou de exposições e festivais nacionais e internacionais com instalações interativas.

Essa oficina é uma introdução à modelagem 3D voltada para suas aplicações em Realidade Aumentada (RA). No encontro, aprenderemos o básico de modelagem utilizando o Blender. A ideia é que cada participante modele um utensílio de cozinha que irá se somar com o dos demais para compor e aumentar uma mesa de jantar conjunta, uma que misturará elementos físicos com os modelos virtuais, uma mesa em RA.

Conteúdo Programático
– Apresentação ao Blender e a sua interface; exercício de manipulação de vértices, arestas e faces; apresentação aos modificadores do Blender;
– Criação individual do modelo 3D final para a atividade conjunta de Realidade Aumentada; exportação do modelo 3D;
– Introdução à Realidade Aumentada; uso do programa de Realidade Aumentada

Pré Requisitos
– Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
– 1 smartphone com acesso à internet;
– 1 notebook capaz de rodar Blender; ter nesse notebook o Blender, programa gratuito e código aberto, já baixado e instalado em sua versão mais
recente (https://blender.org/download/).
– Notebook: 64-bit CPU de oitava geração ou mais recente Ao menos 8 GB de memória RAM Ao menos 10 GB livres no HDD ou SSD
– Mouse externo (o trackpad do notebook não é recomendável)

Número de vagas
15 vagas.

Esta oficina é oferecida pelo Grupo Realidades (ECA-USP). Será ministrada por Luca e Sérgio, artistas-pesquisadores membros deste grupo de pesquisa. Contará com a participação e assistência de demais membros do grupo.

PANE NO SISTEMA: UM DESVIO PELA GLITCH ART

Felipe Mamone é artista, pesquisador e mediador cultural, trabalhando nas interseções entre arte, tecnologia e memória pública. É mestrando em Artes Visuais (PPGAV-USP) e membro do Grupo Realidades (ECA-USP), liderado por Silvia Laurentiz, que pesquisa as relações entre conhecimentos científicos e filosóficos, sempre provocadas pelas interações entre arte, ciência e tecnologia.

Há uma proliferação inédita de ‘falhas’ em nosso cotidiano: de áudios com ruído a imagens que desaparecem, estamos crescentemente tendo que conviver com o inesperado cibernético. Estes desvios também se consolidaram no campo artístico: a interrupção como uma oportunidade de fugir aos padrões para criar novas funções, novas estéticas. Para marcar passo com estas noções, a oficina apresentará alguns princípios históricos da glitch art, encerrando seu trajeto com exercícios práticos de criação.

Conteúdo Programático
– Acolhimento; introdução à história do tema; introdução aos princípios teóricos do erro maquínico;
– Esboço de uma definição de glitch art;
– Apresentação de ferramentas clássicas de edição;
– Prática de criação livre; análise dos trabalhos, de exemplos contemporâneos, e aproximações com a exposição.

Pré Requisitos
– Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
– Os participantes devem estar em posse de um notebook com o programa Audacity já instalado (https://www.audacityteam.org/download/).
– As outras ferramentas não requerem instalação e serão fornecidas na hora.

Número de vagas
20 vagas.

Esta oficina é oferecida pelo Grupo Realidades (ECA-USP). Será ministrada por Felipe, artista-pesquisador membro deste grupo de pesquisa. Contará com a participação e assistência de demais membros do grupo.

MACHINE LEARNING PARA CURIOSOS CRIATIVOS

Sergio Venancio é artista, programador, pesquisador e professor. Suas pesquisas e produções se encontram na intersecção entre Artes e Inteligências Artificiais. É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) ECA USP, mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Graduado em Artes Visuais e em Ciência da Computação pela UNICAMP. Leciona nos cursos de Graduação no Instituto de Tecnologia e Liderança, Especialização em Design Gráfico UNICAMP, e Pós-Graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos na Belas Artes SP. Membro do grupo Realidades (ECA-USP) e coletivo COM.6, pelos quais já participou de exposições e festivais nacionais e internacionais com instalações interativas.

Aprenda o que é e como funciona um processo básico de Machine Learning de forma conceitual e prática, utilizando ferramentas como Teachable Machine e ML5js. Você poderá criar e usar modelos que reconhecem padrões em imagens e sons, gerando novos tipos de interações como detecção de expressões faciais, voz e posições corporais. Com esses modelos, vamos criar aplicações web que controlam outros elementos como efeitos ou filtros de imagem.

Conteúdo Programático
– Introdução a Machine Learning; práticas com Teachable Machine e ML5js;
– Criação de aplicações web;

Pré Requisitos
Não é necessário nenhum conhecimento prévio. Levar um computador/notebook com webcam e microfone, conectado à internet e com navegador moderno para trabalhar com as ferramentas abaixo:
1. https://teachablemachine.withgoogle.com/ + conta no Google Drive para salvar projetos
2. https://editor.p5js.org/ + conta na plataforma para salvar seus códigos

Número de vagas
20 vagas.

Esta oficina é oferecida pelo Grupo Realidades (ECA-USP). Será ministrada por Sérgio, artista-pesquisador membro deste grupo de pesquisa. Contará com a participação e assistência de demais membros do grupo.