The Heart of Evolution?
Título
The Heart of Evolution?
Nome do Grupo
-
Nome Artístico
Ano (s) / Edição (ões)
2023
Descrição
Na visão de um relicário futurista de ficção científica, "The Heart of Evolution?" de Amy Karle explora o coração tanto como órgão vital quanto como o órgão associado a sentimentos emocionais profundos em uma época em que a biotecnologia e a humanidade se fundem. A obra questiona como intervenções biomédicas podem sobrepor a seleção natural e alterar o curso da evolução.
Ao contemplar a modificação humana no início da era da biotecnologia e como órgãos futuros e o corpo aumentado poderiam ser criados e funcionar no futuro, esta escultura "pulsante" assume a forma do que a vasculatura cardíaca poderia parecer e funcionar com um design aprimorado, alojada no útero mecânico de um biorreator científico.
Utilizando engenharia generativa assistida por computador e design generativo, a estrutura reimagina a funcionalidade e propõe um novo design para o sistema vascular do coração que poderia potencialmente melhorar a função e ter menos consequências graves no caso de bloqueios. Embora isso possa trazer grandes benefícios médicos, redesenhar o corpo indubitavelmente alteraria a humanidade. Esta obra questiona como a humanidade seria alterada fisicamente e emocionalmente se tais modificações de design fossem feitas e se essas tecnologias fossem utilizadas para curar e aprimorar o corpo... e se interferir na natureza e na evolução dessa maneira é sensato.
A artista escolheu a forma de um coração porque é um órgão importante frequentemente considerado o assento emocional da consciência, a fim de aumentar a consciência do espectador sobre as potenciais implicações da biologia sintética na humanidade e na evolução - tanto positivas (para cura e aprimoramento) quanto negativas (alterações irreversíveis na humanidade e no mundo natural). Referindo-se tanto à apresentação científica quanto à veneração e apresentação de relíquias corporais sagradas, esta escultura demonstra tanto a importância do estudo e pesquisa sobre esse tema quanto a profunda reverência ao mistério e à inteligência da vida ao contemplar o uso de tais tecnologias que podem alterar permanentemente a humanidade e mudar o curso de nossa evolução.
A obra questiona a vida, a morte, a extensão da vida, o aprimoramento e a transformação em um momento em que humanos e tecnologia se fundem. A obra aponta para a importância de considerar e colaborar com sistemas vivos; e serve para abrir mentes para visões de como o design, a engenharia generativa, a impressão 3D e a bioimpressão podem curar e aprimorar a humanidade. A obra também questiona quem poderíamos nos tornar como resultado de nossas tecnologias exponenciais e biotecnologias, e nos incentiva a contemplar cuidadosamente as consequências para o nosso futuro.
Festival Parceiro
-
Áudio
-
Categorias
Eventos
Link da Obra
Referências na obra
-
Publicação
Outros acervos
-
Grupo
-