Jean-Philippe Côté é um artista, pesquisador e professor baseado na área metropolitana de Montréal (Québec, Canadá). Seu trabalho se desenvolve na interseção entre arte, obsolescência, materialidade e tecnologia. Sua prática artística interativa explora um espelhamento difrativo do corpo e gestos do visitante usando dispositivos técnicos apropriados e, frequentemente, desatualizados. Ao gerar autorrepresentações distorcidas e liminares, ele destaca a desconexão entre quem somos e como nos apresentamos em um mundo fortemente mediado por diversas tecnologias.
Jean-Philippe utiliza seus primeiros anos como desenvolvedor premiado para criar abordagens algorítmicas à arte e remodelar a realidade. Isso o torna um contribuidor respeitado para a comunidade de código aberto, especialmente nos campos de codificação criativa e computação física.
Seu tema de escolha é o corpo humano, que frequentemente desenha usando segmentos de linha micro ou macro. Apesar de figurativo, seu trabalho desafia a percepção. O cérebro do espectador é solicitado a preencher as lacunas e muitas vezes é necessário mudar o ponto de vista para apreciar completamente a obra.