Mark Amerika é um artista renomado cujas obras foram exibidas em locais de destaque como a Bienal de Whitney, o Museu de Arte de Denver, o Instituto de Artes Contemporâneas em Londres, ZKM, o Walker Art Center e o American Museum of the Moving Image. Ele possui diversas retrospectivas, incluindo as primeiras retrospectivas de internet arte em Tóquio e Londres.
Entre seus projetos notáveis estão "GRAMMATRON" e "FILMTEXT", exibidos no Museu Nacional de Arte Contemporânea em Atenas em 2009-2010, e "Immobilité", uma obra de cinema móvel de longa-metragem. Em 2012, ele desenvolveu o Museum of Glitch Aesthetics (MOGA) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres em 2012. Além de artista, Amerika é autor de obras como "My Life as an Artificial Creative Intelligence" e a série "remixthebook".
Amerika é um palestrante frequente em eventos ao redor do mundo, incluindo no Tate Modern, transmediale em Berlim e no festival Ciber@rt Bilbao. Seu trabalho recebeu reconhecimento internacional, sendo destacado pela Time Magazine e mencionado em importantes publicações como o The New York Times. Ele ocupa o cargo de Professor de Distinção na Universidade do Colorado em Boulder e já teve posições em diversas instituições ao redor do mundo. Além disso, é o Fundador da Rede de Publicações Online Alt-X e da revista "electronic book review."