Silvia Ruzanka (n. Cuzco, Peru) é uma artista de mídia cujos projetos incluem vídeo, instalação, performance e ambientes virtuais. Seu trabalho se preocupa com a arqueologia e a memória da tecnologia e da mídia, e suas interseções com a vida cotidiana. Ela apresentou seu trabalho artístico e pesquisa internacionalmente em galerias, museus e festivais, incluindo o Museum of Contemporary Art, Chicago, o Boston Cyberarts Festival, o New Forms Festival (Vancouver), SIGGRAPH, Gosia Koscielak Gallery (Chicago), DeadTech ( Chicago) e o Museu de Nova Arte (Detroit). Silvia é bacharel em Física pelo Smith College e possui mestrado em Arte e Tecnologia pela School of the Art Institute of Chicago. Ela ensinou mídia interativa, programação, computação física e artes interativas na School of the Art Institute of Chicago, Columbia College Chicago, Indiana University e na University of Hartford.
Atualmente vive e trabalha perto de Albany, Nova York, e ensina arte digital e animação no Rensselaer Polytechnic Institute.
Biografia Grupo
Ben Chang e Silvia Ruzanka são um casal de artistas que também são colaboradores frequentes. Seu trabalho individual e colaborativo usa uma variedade de tecnologias e mídias, desde vídeos algorítmicos e ambientes de realidade virtual até cinetoscópios e telégrafos. Ben está interessado em fraturas de sistemas ordenados, jogos criativos e jogos de computador fúteis. Silvia está interessada na obsolescência, no apagamento e no rastro humano dentro das tecnologias. Eles moram perto de Albany, Nova York, e trabalham no Rensselaer Polytechnic Institute, onde Silvia ensina arte digital e Ben é codiretor de um programa interdisciplinar em jogos e simulação.